Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reforma Victrola Victor VV 2-55 (Parte2)

Aí o motor, cheio de graxa velha, vamos desmontá-lo, limpar as peças, remontar, lubrificar e colocar pra rodar.

Esta peça com 3 bolinhas (em outros modelos podem ser 2 ou 4 bolinhas) é o governor. Também conhecido como 'borboleta'. As hastes são de aço, muito resistentes à pressão. Esta peça é responsável pela regulagem da velocidade, das rotações por minuto.

Aqui fiz um calço com alumínio. O Governor é a peça mais temida para dar problemas (depois da mola principal) e é muito difícil de encontrar peças para ele. Por se tratar de um equipamento de quase 90 anos, não é nada fácil achar partes de reposição.

Aqui, um banho de gasolina, pra remover a graxa velha.

 Esta é a cabeça da mola.
Da esquerda pra direita: engrenagem de ligação (Mola - Governor), caixa da mola, cilindro mestre da mola. Abaixo da caixa da mola está o pino central. Abaixo dele está o eixo de rotação da caixa de mola.

Chassi em ferro fundido, apenas com o Governor.

Peças limpas. É importante não jogar gasolina dentro da caixa de mola, pois ela vai derreter a graxa e deixar a mola vulnerável. Esta caixa de mola, da Victor, é selada, e só deve ser aberta quando apresentar algum problema crônico.

Motor finalmente montado! apresenta algumas ferrugens... Mas nada que prejudique diretamente o motor. Graxa nova nele, e poe pra rodar!

Fim da segunda parte.
A terceira parte será de pintura das peças.
Confira aqui a Parte 1 e a Parte 3

Um comentário:

  1. Vídeo muito bacana, explicando muito sobre a VV 2-55
    http://www.youtube.com/watch?v=dvvWPybVe-M

    ResponderExcluir